quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Retrospectiva - Frencoop acumula conquistas no ano de 2011

Por meio da divulgação de boletins periódicos e materiais de apoio à atuação parlamentar,  e da realização de eventos institucionais e reuniões de trabalho, Frencoop consegue se articular na aprovação de importantes proposições no Congresso Nacional
 
Em virtude de uma nova legislatura, em 2011, a OCB iniciou o projeto de “Apoio às Atividades da Frencoop”, dando foco, inicialmente, ao desenvolvimento e ao fortalecimento da Frente no Congresso Nacional. Este esforço correspondeu à sistematização e organização de todas as atividades que já vinham sendo realizadas pela Frencoop nas últimas legislaturas, trazendo como resultado uma maior articulação e influência da Frente no Congresso Nacional. Durante o ano, a entidade também atuou no estímulo à criação de Frencoops Estaduais e Municipais, a partir do Programa Brasil Cooperativo.

Confira a íntegra da retrospectiva, com fotos e números da Frencoop em 2011, no link abaixo.


O lançamento formal das atividades da Frencoop aconteceu no dia 22 de março, contando com a presença de 84 parlamentares, sendo 75 deputados e nove senadores. Durante a solenidade, foi dada a posse da nova Diretoria da Frencoop para o ano de 2011, sendo reeleito o então deputado Zonta. Com a presença de muitas autoridades políticas, o evento foi importante instrumento para ampliar o contato entre as lideranças do sistema cooperativista e representantes dos poderes Executivo e Legislativo.

A reinstalação da Frencoop foi realizada no dia do lançamento da Agenda Legislativa 2011
Ao longo do ano, a OCB recebeu os parlamentares para a realização de reuniões da Diretoria da Frencoop, já com a coordenação do senador Waldemir Moka, sendo este um importante mecanismo para alinhar as proposições estratégicas do cooperativismo e para divulgar os eventos realizados ao longo de 2011, como o 3º Seminário da Frencoop e o Lançamento do Ano Internacional das Cooperativas. 

Prova disso, segundo Moka, foi a grande mobilização de deputados e senadores na aprovação de importantes proposições para o setor, como o Projeto de Lei do Senado (PLS) 40/2011, que dá acesso às cooperativas de crédito aos benefícios do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 30/2011, que institui o novo Código Florestal.
Diretoria da Frencoop esteve envolvida em importantes deliberações no Congresso, como nas aprovações do novo Código Florestal e do projeto que dá acesso às cooperativas de crédito aos benefícios do FAT
Outra importante ferramenta voltada ao fortalecimento da Frencoop foram as visitas institucionais aos gabinetes de integrantes da Frente, realizadas com o intuito de explicar a importância da representação política do cooperativismo no Congresso Nacional, por meio da apresentação dos produtos da OCB e da entrega de kit institucional. Durante o ano, foram visitados 34 gabinetes de parlamentares, sendo 30 na Câmara dos Deputados e 4 no Senado Federal.

Além das visitas institucionais, a OCB a atuou proativamente durante todo o ano na busca de informações relevantes ao cooperativismo para encaminhá-las a deputados e senadores de interesse. Como resultado deste trabalho, foram realizados 361 discursos no Plenário sobre o cooperativismo, sendo 348 proferidos na Câmara e 13 no Senado.

OCB visitou 34 gabinetes para alinhar os parlamentares da atuação e dos produtos da Frencoop

O ano de 2011 também foi voltado para a realização de uma pesquisa, junto às Organizações Estaduais (OCEs), que teve o objetivo de mapear o novo cenário de representação política do cooperativismo brasileiro. A partir das respostas auferidas, foi possível atualizar e unificar o banco de dados sobre a atuação das Frencoops nos Estados e Municípios brasileiros. Ao todo, são 11 Frencoops Estaduais espalhadas por 4 regiões do País, e outras 78 Frencoops Municipais instaladas nas Câmaras de Vereadores.

A Frencoop Nacional termina o ano com a adesão de 255 parlamentares, sendo 224 deputados e 31 senadores. De acordo com pesquisa realizada no Congresso Nacional sobre temas referentes ao cooperativismo, ¼ dos deputados são associados a cooperativas e, portanto, possuem uma visão positiva da prática cooperativista. Todo esse esforço tem se concretizado na definição de marcos regulatórios determinantes para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro, e a meta é intensificar as ações e continuar trabalhando para garantir um ambiente político e legal favorável para o crescimento do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.