sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Resultados da Agenda da Semana

Câmara dos Deputados
Nesta semana, foram aprovados, na CAPADR, pareceres de proposições que beneficiam as cooperativas agropecuárias de todo o país, caso do PL 1.095/2011, que cria um Fundo de Aval específico para Colônias, Associações e Cooperativas de Pesca, e do PL 1.435/2011, que dispõe sobre os fundamentos e a política do turismo rural brasileiro.

Outros três projetos, que eram contrários ao posicionamento do Sistema OCB, tiveram pareceres pela rejeição, favorecendo o cooperativismo brasileiro: o PL 4.006/2008, que “altera o Código Florestal no que diz respeito à área de preservação permanente e à reserva legal”, e o PL 767/2011, que "obriga a inscrição de mensagem nos rótulos dos alimentos ofertados ao consumidor alertando sobre a existência de ingredientes suínos" (na CAPADR); e o PL 6.448/2009, que "acresce dispositivo na Lei 8.078/2009, sobre a rotulagem de produtos alimentares" (na CDEIC).   

Senado Federal
A CRA aprovou o Requerimento 69/2011, de autoria dos Senadores Luiz Henrique (SC) e Ana Amélia (RS), integrantes da Frencoop, para que o PLC 30/2011, que institui o novo Código Florestal, seja apreciado em conjunto com a CCT, dando, desta forma, celeridade à tramitação da matéria.

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Micheletto ressalta a importância das cooperativas para o ramo agropecuário

Micheletto usa exemplo do sucesso da Copacol para defender o cooperativismo na CAPADR
Em reunião deliberativa realizada hoje (19/10) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara (CAPADR), o deputado Moacir Micheletto (PR) ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do país.

Micheletto, que é presidente de honra da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), usou como exemplo a Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol) para comprovar que a união, em cooperativas, de pequenos agricultores e pecuaristas, amplia o poder de barganha na venda de produtos agrícolas e garante o crescimento das exportações e o atendimento da demanda interna do país.

“A Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), da qual sou associado há mais de 30 anos, tem mais de 4.500 associados. O tamanho médio das terras dos produtores não chega a 20 hectares, mas a renda bruta da cooperativa, a cada ano, é de aproximadamente R$ 2 bilhões”, finalizou Micheletto.

Pronatec vai à sanção presidencial

Foi aprovado nessa terça-feira (18/10) o Projeto de Lei da Câmara nº 78/2011, que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – Pronatec. O projeto amplia a educação profissional e tecnológica do país. Do modo como foi aprovado, o projeto dá prioridade a estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores, beneficiários de programas de transferência de renda, e os bolsistas integrais de escolas particulares de ensino médio que procuram formação e qualificação profissional.
O projeto libera a transferência de dinheiro da União para as instituições de educação profissional e tecnológica das redes públicas estaduais e municipais. Também foram incluídas as escolas filantrópicas, comunitárias e confessionais sem fins lucrativos e as dos serviços nacionais de aprendizagem (o Sistema S). Só será preciso firmar contrato ou convênio no caso das entidades privadas sem fins lucrativos, mas em todos os casos será exigida a prestação de contas sobre a aplicação desses recursos.
A matéria aprovada na Câmara dos Deputados em (31/8), entrou em tramitação no Senado Federal em (6/9), sendo distribuída a quatro comissões – CCJ, CAE, CAS e CE – em regime de urgência. Dado o grande interesse na matéria, e vencido os prazos regimentais para o oferecimento de relatório nas comissões, a relatora do projeto, senadora Marta Suplicy (SP), proferiu ontem (18/10) seu parecer diretamente no Plenário da Casa.
Da forma como foi aprovado, sem nenhuma alteração do texto que veio da Câmara dos Deputados, o projeto agora segue para a sanção presidencial, que se dará em 15 dias, a partir do momento que a matéria chegar ao protocolo da Presidência da República.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Agenda da Semana

Câmara dos Deputados
Esta semana na Casa estão na pauta proposições que beneficiam as cooperativas agropecuárias de todo o país: na Comissão de Agricultura (CAPADR) aguarda deliberação o Projeto de Lei 1.095/2011, que cria um Fundo de Aval específico para Colônias, Associações e Cooperativas de Pesca. Na Comissão de Trabalho, de Administração e Administração Pública (CTASP) estão na pauta os Projetos 6.884/2010 e 7.139/2010, que concedem benefício de seguro desemprego aos pescadores e suas cooperativas em casos de ocorrência de condições climáticas desfavoráveis e a pescadores artesanais que capturam caranguejos e mariscos.

Senado Federal
O PLC 01/2010, que  define as competências comuns entre União, Estados, municípios e Distrito Federal para a proteção do meio ambiente e preservação das florestas, da fauna e da flora, aguarda votação no Plenário do Senado. Com o apoio do Sistema OCB, o projeto foi aprovado na Câmara em 2009 e, se aprovado sem alterações, seguirá para a sanção presidencial, beneficiando o setor produtivo brasileiro. 
No entanto, a pauta de deliberações da Casa está paralisada na tentativa de se deliberar o PLS 448/2011, que dispões sobre o royalties e o regime de partilha do pré-sal. 

Para acessar a Agenda da Semana completa, clique aqui.