sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lançamento do Cartão BNDES/Sicoob é destacado por presidente da Frencoop


 
Presidente da Frencoop destaca a importância das cooperativas de crédito

Em discurso realizado nesta quinta-feira (18/4) no Plenário do Senado Federal, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka (MS) discursou sobre a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Segundo Moka, o lançamento do Cartão BNDES/Sicoob, criado para financiamentos de longo prazo voltado para pequenas e médias empresas, reforça ainda mais o reconhecimento do importante papel que as cooperativas de crédito possuem para o desenvolvimento econômico e social da população brasileira, sendo este refletido em ações em conjunto com o BNDES e com o Banco Central.  

“Esse é o nosso motivo de orgulho, porque desde o início eu lembro das dificuldades para que pudéssemos implantar as chamadas cooperativas de crédito . A emissão do Cartão BNDES/Sicoob se soma às inúmeras vitórias registradas pelas cooperativas desde a época da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988)”, finalizou o senador.

O Cartão BNDES/Sicoob é uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de R$ 1 milhão, que atende aos cooperados por oferecer uma modalidade de financiamento de longo prazo, com parcelamento automático e em até 48 vezes, além de garantir prestações fixas e isenções de IOF e anuidade.

Resultado da Agenda da Semana


O relator da Medida Provisória (MPV) 595/2012, que define um novo marco regulatório para o setor portuário, senador Eduardo Braga (AM), apresentou esta semana o seu parecer à Comissão Mista. Em seu texto, o parlamentar acolheu 137 das 645 emendas apresentadas, após diversas negociações com o Governo Federal e demais parlamentares. 

Para garantir que as cooperativas possam continuar utilizando e investindo em estruturas portuárias, de forma a não provocar colapsos em importantes cadeias produtivas da agricultura no Brasil, o Sistema OCB apresentou diversas emendas à referida proposição e atuou junto ao relator, com o apoio de outras autoridades.

Atendendo às solicitações do setor cooperativista, e também de diversos empresários, o relator garantiu em sua proposta a possibilidade de renovação dos contratos mediante o compromisso de realização de investimentos em estruturas portuárias. No entanto, segundo Braga, a renovação será decidida caso a caso, a critério do governo federal.

Conforme acordo firmado no início da reunião, a discussão da matéria começará na próxima terça-feira (23/4) pela manhã e a votação do texto foi marcada para quarta-feira (24/4), a partir das 14 horas.

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Agenda da Semana


Câmara dos Deputados
Está na pauta da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o PL 2.493/2011 que altera o art. 25, da Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, para estender às cooperativas e às colônias de pescadores artesanais os descontos especiais nas tarifas de energia elétrica aplicáveis às unidades consumidoras classificadas na Classe Rural". Para o relator da matéria e integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) , deputado Alceu Moreira, a atividade pesqueira é, por todas as suas características, uma atividade essencialmente rural. Nesse sentido, é de grande valia que se garanta aos pescadores artesanais a inclusão como unidade consumidora de energia elétrica classificada na Classe Rural.

Senado Federal
A Comissão de Serviços de Infraestrutura realiza, esta semana, o quarto painel do 1º ciclo de debates sobre Energia e Desenvolvimento, proposto pelo presidente da comissão, senador Fernando Collor (AL). Eletricidade alternativa será o tema em pauta, incluído na agenda de trabalho “Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país”, definida para o biênio 2013/2014. O assunto deverá ser debatido por Luiz Horta Nogueira, pesquisador em energia e consultor da Organização das Nações Unidas (ONU); Alexandre Costa, diretor do Centro de Energias Renováveis (CER); Ricardo Ruther, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Eduardo Soriano Louzada, coordenador-geral substituto de tecnologias setoriais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Congresso Nacional
Está prevista, novamente, a apresentação, na Comissão Mista, do parecer do senador Eduardo Braga à MPV 595/2012 que trata da exploração direta e indireta, pela União, de portos e instalações portuárias. Para garantir que as cooperativas possam continuar utilizando e investindo em estruturas portuárias, de forma a não provocar colapsos em importantes cadeias produtivas da agricultura no Brasil, o Sistema OCB apresentou diversas emendas à referida proposição e vem atuando junto ao relator, com o apoio de outras autoridades. 

Para acessar a Agenda da Semana, clique aqui.