sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resultado da Agenda da Semana

Câmara dos Deputados
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou nesta quarta (10/8), o Requerimento 57/2011, de autoria do deputado Arnaldo Jardim (SP), representante do Ramo Crédito na Frencoop. A OCB participará no dia 24 deste mês de Seminário que irá debater um modelo de Sistema Financeiro Cidadão no Brasil. Também presentes como expositores estão o Ministério Público Federal, a Federação Brasileira dos Bancos, o Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Antonio Tombini, entre outros.

Senado Federal
Apesar do clima político conturbado, nessa semana o Senado Federal liberou a pauta do Plenário, que estava trancada por 2 medidas provisórias, e agora tem a possibilidade de deliberar na próxima semana o PLC 01/2010, que  define as competências comuns entre União, Estados, municípios e Distrito Federal para a proteção do meio ambiente e preservação das florestas, da fauna e da flora. Com o apoio do Sistema OCB, o projeto foi aprovado na Câmara em 2009 e, se aprovado sem alterações, seguirá para a sanção presidencial, beneficiando o setor produtivo brasileiro.

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui.

OCB retoma programação de visitas institucionais à Frencoop


As visitas têm o intuito de pautar ações promovidas pelo cooperativismo no Congresso
A Gerência de Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) recebeu, nesta sexta-feira (12/8), a visita do gabinete do senador Waldemir Moka (MS), novo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), na sede da entidade, em Brasília (DF). A reunião teve o intuito de pautar as ações promovidas pelo Sistema Cooperativista no Congresso Nacional e de alinhar a atuação da Frencoop e da OCB para o segundo semestre de 2011.  

Desde o início da 54ª Legislatura, a OCB tem visitado gabinetes de integrantes da Frencoop com o objetivo de explicar a importância da representação política do cooperativismo no Poder Legislativo, por meio da apresentação dos produtos da OCB e da entrega de kit institucional da Frente. Ao longo dos primeiros meses do ano, já foram visitados 34 gabinetes, sendo 30 na Câmara e quatro no Senado.

Segundo Tânia Zanella, gerente de Relações Institucionais da OCB, a intenção para o segundo semestre do ano é ampliar o número de visitas ao Congresso, de modo a fortalecer a rede de contatos da entidade e o fluxo de informações sobre os temas de interesse do cooperativismo. “Pretendemos realizar encontros distribuídos entre parlamentares de vários partidos e Unidades da Federação. Se somadas às visitas já realizadas, serão 94 reuniões até o final do ano, completando o número total de integrantes do Núcleo da Frencoop, bem como líderes e presidentes de comissões de interesse do Sistema Cooperativista”, disse Tânia.

Tânia Zanella ressalta que os encontros também foram importantes para pautar deputados e senadores dos temas referentes ao setor no Poder Legislativo. “As visitas foram conciliadas às proposições em voga no Congresso Nacional, como o novo Código Florestal e o projeto que estabelece novo funcionamento às cooperativas de trabalho, na Câmara, e como o acesso das cooperativas de crédito aos incentivos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), no Senado”, finaliza a gestora.

Ao final dos encontros, é possível ampliar a rede de contatos da entidade e o fluxo de informações sobre os temas de interesse do cooperativismo, por meio do envio da pauta semanal de deliberações e de outros produtos da OCB.  

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

OCB participa de audiência sobre assimetrias do Mercosul

A OCB participou, nesta quarta-feira (10/8), de audiência na subcomissão criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados para debater as assimetrias entre os produtores dos países integrantes do Mercosul.

Representando a OCB na reunião, o analista de mercados Gustavo Beduschi mencionou que algumas distinções importantes entre Brasil e Argentina, como o impacto da tributação no PIB e as assimetrias em relação ao câmbio, acabam afetando a competitividade de produtos agrícolas intra-Mercosul. Beduschi enfatizou ainda que o Sistema Cooperativista está engajado na busca por dados que possam subsidiar a discussão e colaborar com a definição de soluções aos produtores brasileiros.

Também presente na reunião a assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Camila Nogueira, afirmou que em virtude de diferenças regionais, concessões do governo brasileiro e descumprimento de acordos bilaterais, é mais barato comprar produtos como milho, trigo e arroz do Mercosul do que aqueles produzidos no país. A representante ressaltou, no entanto, que "o problema se refere muito mais a questões internas, de tributação por exemplo, do que à assimetrias do Mercosul", sendo então fundamental um novo posicionamento do Governo Brasileiro.

Para o presidente da subcomissão, deputado Reinaldo Azambuja (MS), coordenador político da região Centro-Oeste da Frencoop, o objetivo deste fórum é reunir o maior número de materiais e dados das entidades representativas do setor para subsidiar uma negociação com o governo. Os trabalhos serão aprofundados principalmente nas questões de insumos e tributação, fazendo uma comparação entre os países-membros do Mercosul e alguns  estados brasileiros, como RS, SC, PR e MS.

De acordo com o relator da matéria, deputado Luis Carlos Heinze (RS), coordenador político da região Sul da Frencoop, há uma "competição desleal dos produtos estrangeiros em relação aos nacionais, causada pela alta incidência tributária na produção brasileira". 

Novas reuniões com outras entidades agropecuárias e do setor de fertilizantes e defensivos serão agendadas.

Moka assume presidência da Frencoop

Integrantes da Diretoria da Frencoop em reunião na OCB 

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) recebeu nesta quarta-feira (10/8) o novo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), senador Waldemir Moka (MS). Ele sucede o ex-deputado Odacir Zonta (SC), que agora exerce o cargo de coordenador político da Frente. O evento ocorreu na sede da OCB, em Brasília, e contou com a presença de parlamentares integrantes da Diretoria da Frencoop.

Confira mais informações sobre o encontro no Portal Brasil Cooperativo.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Agenda da Semana

Câmara dos Deputados
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) deve deliberar nesta quarta (10/8), o Requerimento 57/2011, de autoria do deputado Arnaldo Jardim (SP), representante do Ramo Crédito na Frencoop. Se aprovado, a OCB participará no dia 24 deste mês de Seminário que irá debater um modelo de Sistema Financeiro Cidadão no Brasil. Também presentes como expositores estão o Ministério Público Federal, a Federação Brasileira dos Bancos, o Presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Antonio Tombini, entre outros.

Senado Federal
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) irá receber nesta quarta (10/8), às 10h, o Ministro de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para apresentação das diretrizes e programas prioritários da pasta para 2012 e 2013. A reunião foi proposta pela senadora Vanessa Grazziotin (AM), integrante da Frencoop e será realizada no Plenário 9 da ala Alexandre Costa.

Para acessar a Agenda da Semana completa, clique aqui.