sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Resultado da Agenda da Semana


Câmara dos Deputados
A Comissão de Cultura (CCULT) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 7.755/2010 que trata sobre a profissão de artesão. A proposição integra a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2013 e contou com do Sistema OCB para sua aprovação.
O projeto, de autoria do ex-senador Roberto Cavalcanti (PB), define a prática do artesanato como profissão e determina o fomento do artesanato pela União através de políticas de públicas que garantam linhas de credito e qualificação profissional. Outro importante ponto da matéria é a criação da Carteira Nacional do Artesão e da Escola Técnica Federal de Artesanato.
A deputada Luciana Santos (PE), relatora da matéria, acredita que o projeto atende às reivindicações dos artesãos, expressas em vários fóruns de debates, entre eles, a II Conferência Nacional de Cultura. A matéria, que tramita em regime de prioridade, segue agora para análise da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Outra importante conquista do cooperativismo foi à aprovação do Projeto de Lei 1274/2012, pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A proposição institui o Programa Nacional de Compensação por Serviços Ambientais e o Fundo Federal de Pagamento por Serviços Ambientais.
O relator da matéria, deputado Moreira Mendes (RO), acatou em seu parecer as sugestões do Sistema OCB e de entidades parceiras para o aperfeiçoamento do projeto. A proposição já foi envida para deliberação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde aguarda designação de relator.

Senado Federal
A Comissão de Juristas destinada a elaborar novo “Código Comercial”,  concluiu a Minuta do Anteprojeto e abriu, nesta quinta-feira (19/09), o prazo para consulta pública à matéria, o qual se estenderá até o dia 18/10. O texto, que traz considerações sobre as sociedades cooperativas, está sob análise do Sistema OCB que fará os encaminhamentos para que seja dado o adequado tratamento jurídico para o setor. A compreensão de que as s cooperativas têm forma e natureza jurídica próprias, distintas dos demais tipos societários, inclusive das sociedades empresárias, é importante para que esse tipo de sociedade seja tratado corretamente. Diferentemente do que ocorre nas sociedades empresárias, nas cooperativas, por força de lei, não existe a figura do lucro e sim das sobras; e não há a distribuição de dividendos, mas sim a devolução das sobras, tendo como critério, não a participação no capital social, mas sim o volume de operações com a cooperativa. Após o encerramento da consulta pública, os juristas deverão analisar as sugestões encaminhadas ao anteprojeto.

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui. 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Agenda da Semana




Congresso Nacional
O deputado Mário Negromonte (BA) deve apresentar hoje (17/09) seu parecer à Medida Provisória 617/2013, que reduz a zero as alíquotas da Contribuição do PIS/PASEP e da COFINS incidentes sobre a receita decorrente da prestação de serviços de transporte coletivo de passageiros. Como na última quarta-feira (11/09), a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.860/2013, que versa sobre matéria análoga ao texto da Medida Provisória, o relator deverá fazer ajustes no texto que já havia apresentado. O Sistema OCB apoia a iniciativa e atuou junto ao relator para que a matéria possa fortalecer também o segmento de cooperativas de transporte de cargas. Para tanto, foi sugerida a inclusão de alterações à Lei 11.442/2007 a fim de permitir a efetiva atuação de tais cooperativas.

Câmara dos Deputados
A terceirização será um dos principais temas debatidos pela Câmara dos Deputados esta semana. O Plenário da Casa Legislativa recebe na quarta-feira (18/09) uma Comissão Geral composta por representantes do setor empresarial, dos trabalhadores, e de parlamentares, que debaterão o Projeto de Lei 4330/2004. O advogado José Gibello Pastores será o representante do Sistema OCB na sessão.
A Comissão Geral foi a solução encontrada pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), para diminuir a polêmica em torno do assunto. Um dos pontos mais polêmicos do projeto é a utilização de profissionais terceirizados para atividades-fim.

Senado Federal 
Está na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal o PLS 258/2010 que “Institui a Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR) e dispõe sobre a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento do Brasil Rural (PNDBR)”. O Sistema OCB apoia o projeto, sugerido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) ao senador Antonio Carlos Valadares (SE), que objetiva orientar os processos de desenvolvimento rural nas áreas definidas. A matéria, que já foi aprovada pela CCJ e pela CMA, caso seja aprovada pela CAE, seguirá para a análise terminativa da Comissão de Agricultura. 

 

Para acessar a Agenda da Semana completa, clique aqui.