sexta-feira, 10 de maio de 2013

Resultado da Agenda da Semana


Câmara dos Deputados

A Comissão de Viação e Transporte realizou na quarta-feira (08/05) o XIII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. O principal tema debatido durante o evento foi a Lei 12.619/12, conhecida como o Estatuto do Motorista. Os palestrantes se dividiram quanto a necessidade de alterações na Lei. A grande maioria dos convidados solicitaram alterações possibilitem um maior tempo de direção, além da anistia as multas aplicadas. Em contraponto, os representantes da CNTT e do Ministério Público do Trabalho defenderem o Estatuto do Motorista e afirmaram que alterações podem elevar o número de acidentes das estradas brasileiras.

Congresso Nacional
Aprovada na Comissão Mista a Medida Provisória (MPV) nº 601/2012, relatada pelo senador Armando Monteiro (PE) que, dentre outros temas, amplia setores beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos. Também foi aprovada mudança no Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) que retirou a receita da restituição da base de cálculo do Imposto de Renda, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins.  A matéria segue agora para análise dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senador Federal. 

Senado Federal
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) concluiu a votação do PRS 1/2013, que altera as alíquotas do ICMS nas operações e prestações interestaduais. O substitutivo do relator, senador Delcídio Amaral (MS), traz como regra geral para a maioria das transações entre estados a redução da alíquota de ICMS para 4%. No entanto, a CAE aprovou exceções, com alíquotas maiores, como a de 7% para produtos industrializados, beneficiados e agropecuários que saem do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Espírito Santo para os demais estados. O projeto segue agora para análise em Plenário.

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui. 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sistema OCB acompanha debate na Câmara sobre a seca no Nordeste


Membro da Diretoria da Frencoop, deputado Raimundo Gomes de Matos defende ampliação de recursos para atender as necessidades do setor produtivo da região com relação à seca
Deputados da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e outros parlamentares da bancada do Nordeste discutem, neste momento, propostas para minimizar os impactos da estiagem na região, que só neste ano atinge mais de 1.415 municípios. A principal demanda abordada pelos deputados é o aumento da destinação de recursos para conter a imprevisibilidade da falta de chuvas e de catástrofes naturais no sertão nordestino.

Para acompanhar ao vivo a reunião da Comissão Geral que discute o tema, clique aqui.

Demarcação de terras indígenas é tema de debate na Câmara dos Deputados

Ministra Gleisi Hoffmann presta esclarecimentos à Câmara dos Deputados


A ministra-chefe da Casa Civil, Gleise Hoffmann, esteve hoje (8/5) na Câmara dos Deputados prestando esclarecimentos sobre os processos de demarcação de terras indígenas, de responsabilidade do Poder Executivo. O debate é promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e foi convocado pelos deputados Luis Carlos Heinze (PR), Duarte Nogueira (SP), Valdir Colatto (SC) e Domingos Sávio (MG), todos integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). 

Em seu discurso, a ministra reconhece a importância da agropecuária para a balança comercial do Brasil. Ainda há pouco ela afirmou: “O progresso do País só será possível se todos – agricultores e índios – tiverem possibilidade de uma vida digna.” A ministra disse aos parlamentares que o Palácio do Planalto está compondo um grupo de trabalho com representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para debater procedimentos administrativos claros para a demarcação das terras indígenas, cumprindo fielmente as disposições da Constituição Federal de 1988.

Os deputados autores da convocação da ministra a questionaram sobre ilegalidades nestes procedimentos, com expropriação de terras de agricultores efetivamente ocupadas, com escrituras oficiais. Na opinião dos parlamentares, os conflitos entre indígenas e produtores rurais têm aumentado muito no Brasil nos últimos anos, devido a falta de transparência nos processos de demarcação. Além disso, pediram esclarecimentos quanto à suspensão Portaria 303/12, da Advocacia-Geral da União (AGU), que estendeu para todos os processos de demarcação de terras indígenas as 19 condicionantes adotadas no reconhecimento da aldeia Raposa Serra do Sol, em Roraima. A portaria autoriza o governo a construir rodovias, hidrelétricas, linhas de transmissão de energia e instalações militares dentro das aldeias sem autorização das comunidades indígenas. O texto também veta a ampliação de terras demarcadas. No entanto, após críticas, a portaria foi suspensa pela própria AGU até o pronunciamento definitivo do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso. Os deputados solicitam que o normativo seja reestabelecido o mais rápido possível.

A reunião foi suspensa às 16h tendo em vista o início da Ordem do Dia no Plenário da Câmara dos Deputados. A ministra solicitou que os parlamentares encaminhem à Casa Civil todos os estudos e questionamentos levantados durante os debates, para que sejam avaliados pelo órgão e pelo Ministério da Justiça.


Para assistir ao vídeo completo da audiência, clique aqui.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Agenda da Semana


A Câmara dos Deputados realiza esta semana diversas reuniões para debater a situação da seca na região Nordeste do país. Nesta terça-feira (7/5), representantes do Ministério da Fazenda, do BNDES, do Banco do Brasil, da Confederação Nacional da Agropecuária (CNA), dentre outros, discutirão a situação da renegociação das dívidas dos produtores rurais atingidos pela estiagem na região.

A audiência pública será realizada por solicitação do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que acredita que “a maioria dos produtores rurais atingidos pela seca nos Estados do Nordeste não tem condição de atender as exigências dos agentes financeiros em decorrência da perda quase total da produção rural”.

Para o Sistema OCB estes debates são fundamentais para garantir melhores condições de vida à população nordestina. Tendo elencado como uma de suas prioridades de atuação, a instituição está acompanhando de perto as reuniões e projetos apresentados pelos parlamentares, atuando também junto ao Poder Executivo no apoio à formulação de políticas públicas voltadas mitigação dos efeitos climáticos na região.

Na quarta-feira (8/5), parlamentares, especialistas e representantes do governo federal vão avaliar medidas capazes de reduzir os impactos da estiagem, que só neste ano atinge mais de 1.415 municípios, durante Comissão Geral no plenário Ulysses Guimarães. Considerada um problema crônico e de difícil solução, a falta de chuvas no sertão nordestino está associada a causas naturais, principalmente à baixa influência de massas de ar úmidas e frias vindas do Sul.

Além de ampliação de crédito bancário e medidas para resolver o déficit hídrico, outro ponto que deverá ser debatido é a execução orçamentária. Parlamentares que defendem ações emergenciais para atender os atingidos pela seca afirmam que nem sempre os recursos previstos no orçamento são efetivamente aplicados em prevenção e assistência às populações atingidas.

Também na quarta, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) discutirá, a pedido do deputado Eudes Xavier (CE), a reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Para o autor do requerimento, “a reformulação estrutural do DNOCS neste momento é indispensável para a ampliação da oferta de recursos hídricos, a promoção de segurança alimentar como crescimento da produção na região do semiárido, bem como a oportunidade de ocupação e renda”. 


Para acessar a Agenda da Semana, clique aqui.