quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Resultado da Agenda da Semana


Câmara dos Deputados
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou o Projeto de Lei 5/2011, integrante da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2012, que cria o Programa de Produção de Biocombustíveis por Cooperativas (PNBC). O Sistema OCB atuou direta e decisivamente para a aprovação da matéria,atuando tanto na Comissão de Minas e Energia como na Comissão de Agricultura.
Com o Programa, os produtores rurais poderão associar-se em cooperativas agropecuárias para produção e comercialização de biocombustíveis, com isenção de tributos indiretos sobre a produção. O superintendente da OCB, Renato Nobile, destaca a importância da matéria, que garantirá a correta incidência do ato cooperativo na produção e utilização de biocombustíveis, reduzindo custos e, consequentemente, o valor agregado do produto final.   

Senado Federal
O Plenário Senado Federal aprovou na quarta-feira (28/11) o Projeto de Lei de Conversão nº 25/2012, oriundo da MPV 575/2012, com a supressão do artigo 8º do PLV aprovado na Comissão Mista. Desta forma, a matéria volta à Câmara dos Deputados, que terá que deliberá-la até o próximo dia 5/12, prazo em que o texto perde sua eficácia constitucional.
O texto destacado – artigo 8º - e retirado do PLV trata sobre o Código Brasileiro de Telecomunicações, mais especificamente sobre o tipo penal criado por essa norma. E por versar sobre direito penal, foi excluída do texto pelos senadores, já que matéria criminal não pode ser encaminhada por Medida Provisória, segundo a Constituição Federal.

Congresso Nacional
Durante a semana, a Comissão Mista criada para tratar sobre a Medida Provisória (MPV) 581/2012 se reuniu para discutir os impactos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) para fomentar a logística e infraestrutura da região. Atualmente, o cooperativismo de crédito já possui autorização para operar com estes recursos, a partir do acesso indireto ao FDCO, sendo este importante instrumento de fomento à circulação das commodities agrícolas e à geração de emprego e renda.
Outro tema em destaque no Congresso Nacional, a Medida Provisória 579/2012 tem gerado muita expectativa junto ao setor elétrico brasileiro. Após a realização de audiências públicas e da participação de várias entidades que atuam na produção e na distribuição de energia, é provável que o relatório do senador Renan Calheiros (AL) seja apresentado em até duas semanas. A Diretoria da Frencoop tem trabalhado na Comissão Mista que discute a proposta para que as novas regras de concessão do setor elétrico não impactem negativamente nas cooperativas de eletrificação rural.

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Agenda da Semana


Câmara dos Deputados
Está na pauta da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) o PL 4964/2009 que autoriza às sociedades cooperativas de crédito receber pagamentos de contribuições e tributos federais, estaduais e municipais. O Sistema OCB é favorável à proposta que privilegia e beneficia não apenas as cooperativas de crédito, mas também os seus associados e sociedade em geral, uma vez que na grande maioria das vezes a cooperativa consegue atuar com tarifas e custos menores desonerando a relação entre credores (poderes públicos) e devedores (pessoas físicas e jurídicas). Além disso o projeto contempla a melhoria da arrecadação dos tributos na medida em que amplia a rede de recebimento dos mesmos, permitindo um melhor fluxo na arrecadação e facilitando a vida dos cidadãos.

Senado Federal
No Senado Federal, pode ser votado na  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o PLS 330/2011 que “dispõe sobre a parceria de produção integrada agropecuária, estabelece condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras, e dá outras providências”. O Sistema OCB é favorável à matéria, que reconhece a integração vertical, praticada entre as cooperativas e seus associados, como sendo ato cooperativo, e, por conseqüente, regulada pela legislação específica, ou seja. Lei n.º 5.584/70.

Congresso Nacional
Na agenda de trabalhos do Congresso Nacional desta semana, o foco será novamente o relatório que o senador Renan Calheiros (AL) deve apresentar à Medida Provisória 579/2012, que desonera o setor elétrico brasileiro. Objeto de mais de 400 emendas, esta é considerada a principal matéria em tramitação no Congresso durante o segundo semestre deste ano. O relator ouviu, ao longo de 4 audiências públicas, diversos segmentos interessados no tema, bem como os responsáveis pela edição da Medida Provisória no Governo Federal.
  
Para acessar a Agenda da Semana completa, clique aqui.