foto: EBC/Renato Araújo |
A presidente Dilma Rousseff destituiu esta semana os líderes do Governo da Câmara e do Senado, deputado Cândido Vaccarezza (SP) e senador Romero Jucá (RR). No lugar de Jucá, a presidente já indicou o senador Eduardo Braga (AM) e para a liderança na Câmara foi indicado o deputado Arlindo Chinaglia (SP).
Jucá exercia o cargo de líder do Governo desde a gestão de Fernando Henrique Cardoso, quando era senador pelo antigo PFL, agora sob a sigla DEM. Logo após a confirmação de sua saída da liderança, o PMDB, atual partido do senador, acabou anunciou que o senador será relator do Orçamento para 2013.
Em entrevista coletiva, o deputado Cândido Vaccarezza confirmou seu afastamento da liderança do governo na Câmara. Ele afirmou que recebeu a notícia nesta manhã da presidente Dilma e que ainda não sabe quem será seu substituto.
Durante a entrevista, Vaccarezza afirmou que “a mudança foi uma decisão meramente política e que se justifica pela vontade da presidente de fazer um rodízio entre as lideranças” e fez questão de manter o apoio ao governo: “A presidente Dilma pode continuar a contar comigo para o que precisar”.
De acordo com a Agência Câmara, o afastamento de ambos os líderes pode estar relacionado à derrota recente do governo no Senado, quando foi rejeitada a recondução de Bernardo Figueiredo à presidência da Agência de Transporte Terrestre (ANTT), em virtude de insatisfação da base aliada com o Palácio do Planalto.
Com informações da Agência Câmara e da Agência Senado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.