segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Noções Básicas sobre Processo Legislativo












Setor de expressiva participação na economia do país, o cooperativismo brasileiro tem também forte atuação no Congresso Nacional. Nada mais natural, afinal, as cooperativas respondem por 5,39% do PIB brasileiro e têm uma movimentação econômico-financeira na ordem de R$ 88,7 bilhões. À frente desse trabalho, definindo estratégias e atuando nas proposições legislativas, estamos nós, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com a coordenação direta da Diretoria e da Assessoria Parlamentar da instituição.

Para realizar esta articulação em defesa das causas cooperativistas, a OCB conta com o apoio direto da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). As conquistas alcançadas são fruto dessa atuação conjunta e decorrem de um esforço constante não apenas do acompanhamento da tramitação, como também da proposição de novos projetos.

Processo Legislativo
O processo de elaboração das espécies normativas segue, obrigatoriamente, um conjunto de disposições que disciplinam o processo legislativo, regras estas presentes tanto na Constituição Federal como nos Regimentos Internos de cada Casa. A atuação neste processo é feita em suas diversas fases pela área parlamentar da instituição que, com o conhecimento técnico necessário, mantém ou apresenta novas estratégias.

Pelas particularidades e complexidade do processo legislativo, é natural que muitos desconheçam o trâmite e os termos mais utilizados. Para facilitar esse entendimento e levar tais informações ao conhecimento dos integrantes do sistema, a Organização das Cooperativas Brasileiras desenvolveu a publicação Noções Básicas sobre Processo Legislativo

A publicação, formada por 4 capítulos, trata sobre o conceito e a composição do Poder Legislativo; as fases do processo legislativo e as espécies de proposição; as frentes  parlamentares e as estratégias de atuação no Congresso Nacional. Além de textos explicativos, ilustrações com fluxogramas de tramitação das proposições mais significativas para o setor tornam a compreensão ainda mais simples.

Mais informações
De modo a complementar as informações da publicação, a série de matérias Entendendo o Processo Legislativo será publicada no blog, com análises mais aprofundadas a respeito de temas específicos. A primeira matéria da série  foi publicada na semana passada, sobre o funcionamento e tramitação das Medidas Provisórias.

Para fazer o download do Noções Básicas sobre Processo Legislativo, clique na parte de publicações localizada no menu superior.

Saudações Cooperativistas,
Assessoria Parlamentar da OCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.