quinta-feira, 19 de abril de 2012

Seguro Rural em pauta


Representantes de seguradores, resseguradoras, setor produtivo, cooperativista e do governo federal estiveram reunidos hoje (19/4) na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a convite do deputado Luis Carlos Heinze (RS), para tratar de questões referentes ao Seguro Agrícola.
O secretário de política Agrícola, Caio Tibério, abriu a reunião anunciando o acréscimo de mais R$ 100 milhões nos recursos destinados à subvenção do seguro rural, totalizando no orçamento de 2012 a quantia de R$ 270 milhões. Trata-se de realocação de recursos do próprio MAPA que, autorizado junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, irá complementar o montante aprovado na lei orçamentária vigente.
A reunião pautou-se na necessidade de maior incentivo por parte do Governo Federal desse instrumento que assegura ao produtor rural a garantia de retorno daquilo que foi plantado. Salientou-se, também, a grande importância que tem a inserção desses recursos no tipo 20C, que são definidos como operações oficiais de crédito, operados sem a possibilidade de contingenciamento.
Ao final do encontro, foi discutido o Fundo de Catástrofe, que tem por finalidade cobrir os riscos excedentes do produtor rural. Os participantes lembraram que este é um tema que tem que ser lembrado. Porém, o principal foco, no momento, é o de concentrar forças para tornar o instrumento do seguro rural algo mais difundido e priorizado pelo Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.