quarta-feira, 4 de maio de 2011

Conselho Consultivo de Crédito da OCB recebe representantes da Frencoop


Reunião teve o objetivo de exaltar a contribuição do cooperativismo de crédito no Brasil
Nesta quarta-feira (4/5), o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Zonta (SC), e o representante do Ramo Crédito da Frente, deputado Arnaldo Jardim (SP), participaram de encontro do Conselho Consultivo do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB). A reunião, que também contou com a presença de lideranças do setor e representantes de entidades parceiras, teve o intuito de discutir a contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Dando abertura à reunião, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, apresentou indicadores referentes ao Ramo Crédito no ano de 2010 e comemorou o espaço conquistado pelo setor e o respaldo do segmento no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Para conferir reportagem completa no Portal Brasil Cooperativo, clique aqui.

Em seguida, o deputado Zonta enfatizou o papel preponderante das cooperativas de crédito junto às entidades do Governo e do Sistema Financeiro Nacional. Segundo o presidente da Frencoop, o diálogo construído nos últimos anos por Ceco/OCB, Banco Central e Ministério da Fazenda está sendo fundamental para a discussão do marco regulatório do setor no Congresso Nacional. Por sua vez, o deputado Arnaldo Jardim relatou esforço voltado para inclusão das cooperativas  como agentes financeiros no programa Minha Casa, Minha Vida, por meio de emenda à Medida Provisória (MP) 514/2010. Para conferir os discursos no Portal Brasil Cooperativo, clique aqui.

Representantes do Banco Central, do Ministério da Fazenda e de entidades parceiras também participaram do encontro do Ceco/OCB. Para conferir maiores informações, disponíveis no Portal Brasil Cooperativo, clique aqui.

Logo após a reunião, o deputado Arnaldo Jardim proferiu discurso no Plenário da Câmara dos Deputados acerca dos resultados do Ramo Crédito. Clique abaixo para obter a íntegra do discurso:


Discurso do deputado Arnaldo Jardim:
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero dar ciência a esta Casa de uma reunião de que tivemos oportunidade de participar — eu e o Deputado Zonta, que muito bem dirige a Frente de Parlamentar do Cooperativismo — , com o conselho que, integrando confederações, federações e cooperativas, discute a questão do cooperativismo de crédito.

Nós temos nesse segmento, Sr. Presidente, a oportunidade muito significativa de que a oferta de crédito se democratize em nosso País, perca as amarras da burocracia e tenha um spread menor do que o oferecido pelo sistema financeiro oficial.

Cabe a mim, dentro da Frente Parlamentar do Cooperativismo, responder pelo setor de crédito. E foi o que fizemos nos anos que se passaram, o que nos levou à condição de, na legislatura anterior, aprovar a nova lei de regulamentação do cooperativismo de crédito. Depois, a mesma legislação foi aprovada no Senado Federal e sancionada pelo Presidente da República, o que foi determinante para o significativo avanço das cooperativas de livre adesão. Os números estão aqui e peço que V.Exa. autorize que se somem ao nosso pronunciamento. Isso tudo nos levou a fazer uma integração muito positiva com o Banco Central.

Havia um preconceito, não há dúvida, do Banco Central com relação ao cooperativismo de crédito. E o então Diretor de Normas da instituição, o Sr. Alexandre Tombini, hoje Presidente do Banco Central, foi um parceiro de muitasignificância para quebrarmos esse preconceito e estabelecer regras daquilo que nós chamamos de governança cooperativa e procedimentos que passaram a fazer parte do processo de autorregulação das cooperativas. E tudo isso foi reafirmado na reunião de hoje pela manhãpelo Dr. Feltrim, que substitui o Dr. Tombini e o representou nessa reunião.

O Deputado Zonta, nosso Presidente, a que me referi, está aqui no plenário e participou conosco dessa reunião que acabou por aprovar — e vou pedir que seja anexado ao nosso pronunciamento — o Plano de Ação do Cooperativismo de Crédito Brasileiro. Na ocasião, Sr. Presidente, tivemos a grata satisfação de ter atendido um dos pleitos aqui constantes, fato que comunicamos naquela reunião: a possibilidade de que o cooperativismo de crédito participe do programa Minha Casa Minha Vida. Quando aprovamos aqui, na semana passada, o Minha Casa Minha Vida, uma das emendas acolhidas pelo Relator André Vargas foi a de minha autoria, que abre a possibilidade de as cooperativas participarem do programa.

Portanto, saúdo o cooperativismo de crédito, a sua vitalidade, e a OCB, através do Presidente Márcio Lopes de Freitas, que tem apoiado muito esse setor emergente, porém muito dinâmico. Vamos todos nos preparar porque a ONU determinou, como tema de 2012, o Ano Internacional do Cooperativismo e do Associativismo — sem dúvida um momento para que essa forma de organização que democratiza os recursos e o acesso àpropriedade possa cada vez mais ser fortalecida em nosso País.

Sr. Presidente, muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.