quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Assimetrias do Mercosul serão discutidas em subcomissão da Câmara

A subcomissão criada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) para tratar das assimetrias do Mercosul em relação aos produtores se reuniu hoje (3/8) para definir seu roteiro de trabalho.

O órgão deve discutir medidas para corrigir as assimetrias do Bloco Econômico que podem prejudicar produtores brasileiros e dos outros países do bloco. O deputado Reinaldo Azambuja (MS), coordenador político da Região Centro Oeste da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), foi eleito presidente do grupo na última reunião.

A criação da subcomissão foi proposta pelo deputado Luis Carlos Heinze (RS), coordenador político da Região Sul da Frencoop. De acordo com o  parlamentar, os princípios fundadores do Mercosul estabeleciam a harmonização de políticas tributárias, agrícolas e econômicas e a adoção de medidas compensatórias para garantir a mesma base legal de competitividade.

Para Heinze, contudo, ao longo dos anos várias exceções foram feitas, prejudicando o equilíbrio econômico e, consequentemente, produtores dos países do bloco. 

Alguns desequilíbrios setoriais e de fluxo de mercadorias acabaram prejudicando de forma mais grave produtores brasileiros. Os agricultores, por exemplo, segundo ele, são prejudicados por assimetrias tributárias e incentivos, que fazem com que a produção agrícola dos países vizinhos tenham custos unitários menores, devido aos preços mais baixos das máquinas, implementos e insumos agrícolas.

De acordo com o plano de trabalho da subcomissão, serão realizadas audiências públicas internas que irão subsidiar o desenvolvimento de um Relatório Parcial. Em seguida, serão desenvolvidas audiências públicas estaduais e regionais, além de reuniões com  representantes do Executivo, Legislativo e de entidades privadas dos países membros do Mercosul. Por fim, as informações serão sistematizadas em um Relatório Final que deverá ser aprovado na subcomissão e em seguida apresentado à Comissão de Agricultura da Câmara.

Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.