sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

MDA e Sistema OCB se reúnem para discutir impactos da importação de lácteos


Importações de leite em pó. Esse foi o tema central da audiência realizada na manhã desta quinta-feira (17/1), na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília (DF). Solicitada pelo ministro Pepe Vargas, a reunião com representantes do Sistema OCB teve o objetivo de aprofundar as discussões sobre o tema, especialmente no que diz respeito ao produto oriundo Uruguai. Estiveram presentes a gerente Geral e o gerente de Ramos e Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella e Gregory Honczar, além dos analistas de Ramos e Mercados e de Relações Institucionais, Gustavo Beduschi e Clara Maffia.

Na oportunidade, foram apresentados dados de mercado mostrando a evolução das importações e os reflexos destas e dos outros componentes conjunturais para o produtor nacional. Foi ressaltado, ainda, o fato de a produção de leite ser uma das principais atividades da agricultura familiar, sendo a produção láctea realizada por cerca de 70% de pequenos agricultores.  “Neste contexto, o cooperativismo representa uma parcela extremamente expressiva da produção brasileira de leite, já que de acordo com os dados do censo agropecuário do IBGE de 2006, aproximadamente 40% de toda essa produção passa por uma cooperativa”, ressaltou o gerente Gregory Honczar.

Após a apresentação dos dados pelo Sistema OCB, o ministro Pepe Vargas afirmou estar ciente da relevância do tema e informou que o MDA ficará atento à evolução das importações provenientes do país vizinho e o seu impacto no preço do produto. “Precisamos evitar que a cadeia nacional seja desarticulada, prejudicando assim milhares de produtores”, concluiu Vargas.

Saiba mais - Nos últimos 12 meses, a produção brasileira subiu 2,5%, sendo que, na média dos últimos vinte anos, registra-se um crescimento constante de 5,5% ao ano.

Segundo levantamentos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), a quantia importada de leite em pó do Uruguai, em 2012, foi de 57,9 mil toneladas – correspondendo a uma média diária de 1,5 milhão equivalente litros de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.