terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Sancionada legislação que prorroga concessão de energia

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com seis vetos, o projeto de lei de conversão à Medida Provisória 579, que dispõe sobre as concessões de energia elétrica e reduz os encargos setoriais para permitir energia mais barata ao consumidor. O Sistema OCB, em atuação conjunta e constante com a Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura (Infracoop), trabalhou intensamente para a inclusão das cooperativas de eletrificação rural no texto da MPV, tendo seus pleitos atendidos.

De acordo com o texto aprovado por Dilma, as concessões de energia elétrica poderão ser prorrogadas uma única vez, a critério do poder concedente, pelo prazo de até 30 anos. Entre os vetos estão duas condições impostas para a prorrogação da concessão: a submissão aos padrões de saúde e segurança no trabalho e de respeito aos direitos e garantias dos consumidores a serem definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela legislação vigente e a definição pela Aneel das atividades acessórias que poderão ser executadas com terceiros.

A presidente vetou também o dispositivo que permitia a devolução da Taxa de Fiscalização de Serviços de Energia Elétrica aos empreendedores. Para o Ministério da Fazenda, isso "desvirtua a vinculação do produto da arrecadação da atividade que deu causa à sua instituição". Foi vetado ainda o artigo 31, que permitia às concessionárias de energia que não tiveram suas obras iniciadas em razão de comprovados atos ou fatos alheios à sua gestão o direito de equilíbrio econômico-financeiro. Na avaliação do governo, os termos de reequilíbrio estabelecido no texto "violam os princípios da isonomia e da modicidade tarifária".

Clique aqui para acessar o texto da Lei 12.783/13.

(Com informações - Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.