terça-feira, 14 de maio de 2013

Agenda da Semana


Câmara dos Deputados
A segunda-feira (13/04) foi marcada por intensa negociação entre os líderes partidários e o Poder Executivo. O Governo tenta acordo para votar a MP 595/12, que trata do setor portuário brasileiro. O plenário agendou duas sessões para hoje (14/05) com o objetivo de aprovar a matéria. Até o momento não há acordo para votação. Entre os pontos divergentes estão à renovação de concessões, o monopólio do órgão gestor de mão de obra e as regras para os terminais de uso privado. O líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ) apresentou na última quarta (08/05) uma emenda aglutinativa que altera boa parte do texto aprovado na Comissão Mista.  Segundo o Governo, as negociações foram feitas na Comissão Mista e estão contempladas no Projeto de Lei de Conversão. Câmara dos Deputados e Senado Federal precisam votar o texto até o dia 16/05 quando a MPV perde sua validade.

Senado Federal
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), em conjunto com a Subcomissão Temporária para Elaboração de Projeto de Lei do Marco Regulatório da Mineração e da Exploração de Terras Raras no Brasil (CCTSTTR), realiza audiência pública para debater as "Ações para os Minerais Estratégicos para o País, com a criação de um Novo Marco Regulatório que possibilite o desenvolvimento de uma cadeia produtiva para o setor". Para o Sistema OCB, que conta hoje com 84.471 associados no Ramo Mineral, a regulamentação do setor é primordial para o melhor desenvolvimento das atividades minerarias no país. Contudo, é fundamental que sejam levadas em conta as especificidades das cooperativas que agregam, em sua maioria, pequenos garimpeiros.  

Congresso Nacional
Será deliberada, esta semana, a Medida Provisória (MPV) 605/2013  que reduz a tarifa de energia para o consumidor e trata da universalização do serviço. A intenção do governo é utilizar um fundo setorial já existente, chamado Conta Desenvolvimento Energético, para equalizar a diminuição na tarifa para os consumidores brasileiros. Anteriormente esse fundo possuía uma aplicação voltada a programas sociais, como Luz Para Todos e, com a edição da MPV, passará a abarcar também outros entes. O Sistema OCB vem trabalhando em conjunto com a Confederação Nacional de Infraestrutura (Infracoop) para garantir que as cooperativas tenham acesso a esse fundo, visando a redução também para seus consumidores finais, os cooperados.  

Para acessar a Agenda da Semana, clique aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.