quinta-feira, 8 de março de 2012

Cooperativismo é tema de encontro de legislativos municipais

Evento contou com a participação de representantes do Sistema OCB e da Frencoop
 
Promover o debate sobre o cooperativismo e traçar estratégias para a representação do setor nas câmaras de vereadores de todo o país. Esses foram os objetivos do primeiro dia de atividades do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, realizado nesta quarta-feira (8/3), no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal, em Brasília (DF). Dentre os palestrantes convidados, o evento contou com a presença da senadora Ana Amélia (RS) e do deputado Giovani Cherini (RS), ambos integrantes da diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Dando início às atividades, Cherini citou pesquisa realizada em 2011 pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Congresso Nacional, a qual apontou que cerca de ¼ dos deputados é associado a pelo menos uma cooperativa. O deputado defendeu que esta articulação tem início na base e reflete diretamente que os políticos trazem da prática cooperativista. Segundo Cherini, os vereadores devem promover um maior diálogo com o setor, através da disseminação das doutrinas do cooperativismo por meio das Frencoops Municipais.

O encontro também contou com a participação do assessor especial do Sistema OCB, Maurício Landi, e do analista de desenvolvimento e gestão da entidade, Helmut Egewarth. Ambos apresentaram um panorama do cooperativismo no Brasil e no mundo, sendo este classificado como um sistema sócio-econômico viável para a geração de oportunidades de trabalho, a distribuição da renda e, principalmente, para desenvolver a cidadania em plenitude.

A senadora Ana Amélia reafirmou seu compromisso com as pautas municipalistas, em especial às relativas ao cooperativismo, à revisão do Pacto Federativo e à destinação de mais recursos para a saúde. Ana Amélia avaliou como injusto o atual sistema de distribuição de recursos arrecadados. Hoje, 60% vão para a União, cerca de 25% para os Estados e somente cerca de 15% para os municípios.

Por fim, o presidente da União de Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, indicou o vereador Kim como representante das Frencoops Municipais, em nível nacional. A ideia é promover, a partir de 2013, um projeto que dissemine e fortaleça o cooperativismo nas câmaras de vereadores de todo o país, tornando o trabalho das frentes parlamentares mais atuante e efetivo. A ação também buscará uma maior troca de expertise entre as Frencoops Municipais em temas correlatos.

As atividades do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, promovido pela UVB, com apoio do Sistema OCB, aconteceram no Senado Federal até esta sexta-feira (9/3), com palestras sobre políticas públicas voltadas para mulheres e para a Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.