segunda-feira, 5 de março de 2012

Sistema OCB se mobiliza para que cooperativas de crédito tenham acesso aos recursos do FAT

Em enquete realizada pelo site da Câmara, 98,9% dos internautas é favorável ao projeto que tramita no Congresso Nacional
O Projeto de Lei (PL) 3.067/2011, que autoriza o acesso aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) por parte de todas de bancos cooperativos, confederações e centrais de cooperativas de crédito, significa um grande avanço para o alcance de municípios e regiões onde entidades financeiras convencionais não têm interesse em atuar, bem como auxilia o desenvolvimento social e econômico do País. É essa a opinião de 98,9% dos internautas que votaram pela aprovação do PL 3.067/2011 no site da Câmara dos Deputados. 

O projeto em referência foi apresentado pela senadora Ana Amélia (RS), que faz parte da diretoria da Frencoop, sendo modificado por substitutivo do senador Casildo Maldaner (SC), que também participa das atividades da Frente. Seu principal objetivo é autorizar que as cooperativas de crédito concedam empréstimos ao setor rural e às micro e pequenas empresas, a partir dos recursos do FAT. Atualmente, esta prerrogativa dos bancos oficiais. 

Segundo Silvio Giusti, gerente do ramo crédito do Sistema OCB, o PL 3.067/2011 que o acesso ao FAT por parte das cooperativas de crédito se justifica por ser uma alternativa segura e eficiente para promover o acesso ao crédito de forma efetiva, dinâmica e com menor burocracia, gerando desenvolvimento para o país através do aumento de emprego, renda e produção de alimentos. Giusti acrescenta que as cooperativas de crédito hoje são os agentes do mercado financeiro com a melhor relação de distribuição de volume na carteira de crédito rural, além de serem importantes para o setor de microfinanças, uma vez que mais de 70% de seus empréstimos são com valores abaixo de R$ 5 mil.

Para ver o resultado da enquete do PL 3.067/2011 no site da Câmara, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.