segunda-feira, 18 de junho de 2012

Lei incentiva produtores e cooperativas do setor sucroalcooleiro


Na última quinta-feira (14/6), a Presidência da República sancionou a Lei Nº 12.666, de 14 de Junho de 2012 (MPV 554/2011), que trata sobre a contratação e acompanhamento de operações de microcrédito produtivo para a estocagem de álcool combustível. O subsídio será de R$ 5 por tonelada de cana-de-açúcar, com limite de 10 mil toneladas por produtor, em toda a colheita 2010/2011. A fonte dos recursos será o orçamento das operações oficiais de crédito da União 2012.

Conforme descreve o artigo 6º da Lei, a União fica autorizada a conceder subvenção econômica, referente à safra 2010/2011, para os produtores independentes de cana-de-açúcar que desenvolvem suas atividades na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e no Estado do Rio de Janeiro. Esta subvenção será concedida aos produtores, diretamente ou por meio de suas cooperativas, em função da quantidade de cana-de-açúcar efetivamente vendida às usinas de açúcar e destilarias.

Segundo o analista de Mercados do Sistema OCB (Gemerc/OCB), Paulo Cesar Dias do Nascimento Junior, a medida incentiva o setor sucroalcooleiro a manter seus estoques até a entressafra sem alterações acentuadas nos preços do produto. “Um dos possíveis reflexos da Lei 12.666/2012 é assegurar a produção de etanol para as próximas safras, uma vez que o financiamento público voltado à estocagem do produto passa a ser interessante para o produtor", afirma Paulo.

A operacionalização da lei ainda terá que ser definida pelo Conselho Monetário Nacional.

Para acessar a Lei 12.666/2012 na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.