quarta-feira, 20 de junho de 2012

OCB divulga relatórios de atuação institucional e de representação política


Relatório Mensal busca dar transparência à atuação do Sistema OCB

A instituição de 2012 como Ano Internacional das Cooperativas, pela Organização das Nações Unidas (ONU), traz ao cooperativismo brasileiro a oportunidade de continuar fortalecendo o marco regulatório do setor, tendo em vista o desejo de desenvolvimento econômico e social do país. Para tanto, o Sistema OCB, junto à Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), realiza um trabalho estratégico no sentido de alinhar a representação política com mecanismos profissionais de gestão, de maneira a tornar a atuação da entidade mais eficaz.

A partir de uma série de produtos e serviços voltados à representação política, a Gerência de Relações Institucionais da OCB (Gerin/OCB), em parceria com as demais gerências do Sistema OCB, já obteve alguns resultados importantes em 2012, como uma atuação proativa voltada à aprovação e sanção do novo Código Florestal e a participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Elaborado desde 2007 pelo Sistema OCB, o relatório mensal é divulgado às organizações estaduais (OCEs) e cooperativas, parlamentares e entidades parceiras, a partir da compilação das ações mais importantes do cooperativismo junto aos e Poderes da República e aos órgãos internacionais. Segundo a gerente de relações institucionais da OCB, Tânia Zanella, o relatório mensal agrega aos produtos desenvolvidos pela área por ser um mecanismo de transparência fundamental para dar credibilidade ao cooperativismo com praticamente todos os atores políticos.

“De janeiro a maio deste ano, identificamos mais de 80 novas proposições de interesse do setor, além de termos aprovado ou modificado 20 outras matérias conforme o posicionamento do Sistema OCB em plenário ou nas comissões. Com relação ao envolvimento do cooperativismo nas deliberações em voga no Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios, já participamos, em parceria com as áreas técnicas, de 24 reuniões com ministros, parlamentares e outras autoridades, propiciando mudanças significativas no entendimento desses atores, como no caso do debate sobre a exclusão das cooperativas do novo Código Comercial”, ressalta Tânia Zanella.  

Além disso, a participação da Gerência de Relações foi determinante na elaboração da Agenda Legislativa do Cooperativismo, publicação que reúne 57 matérias em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. “Pautados na nossas proposições prioritárias, já acompanhamos 39 audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, dentre as quais 4 contaram com a participação de expositores do Sistema OCB”, finaliza Tânia Zanella.

Clique nos links para acessar os relatórios referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio

Contato para dúvidas: relacoesinstitucionais@ocb.coop.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.