quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Comissão Mista aprova MPV que assegura o acesso das cooperativas de crédito aos recursos de fundos de desenvolvimento do Centro-Oeste


Proposta será analisada agora pelos Plenários da Câmara e do Senado, antes de seguir para a sanção.


Foi aprovado nesta quarta-feira (19/12) o relatório do senador Delcídio do Amaral (MS), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), favorável à Medida Provisória (MPV) 581/2012, com o objetivo de regulamentar o funcionamento do Fundo de Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste (FDCO), criado pela Lei Complementar nº 129/2009; e de estabelecer novas regras de operacionalização do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), instituído pela Lei n.º 7.827/1989.

O relatório aprovado na Comissão Mista tem o objetivo de promover um significativo aumento das atividades de inovação e a competitividade da economia da região, a partir de subvenção econômica concedida às cooperativas de crédito e a outras instituições financeiras. No orçamento de 2013, está prevista a aplicação de R$ 1,4 bilhão no financiamento de projetos do setor produtivo pelo FDCO, voltados especificamente a grandes empreendimentos de logística e de infraestrutura. Essa nova fonte de recursos irá se somar ao FCO, já em funcionamento, o qual tem uma dotação prevista em R$ 2,1 bilhões.

A partir da atuação em conjunto da Gerência de Relações Institucionais (Gerin/OCB) e do Conselho Especializado de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB) com a assessoria do senador Waldemir Moka (MS), que atualmente coordena as atividades da Frencoop, o Sistema OCB conseguiu incluir emenda que assegura o repasse de recursos do FCO aos bancos cooperativos e às confederações cooperativas de crédito, em volume que corresponda à aplicação, sobre o programa anual de aplicações de cada um dos Fundos, de percentual equivalente à participação nos ativos de crédito do sistema financeiro nacional nas correspondentes áreas de atuação.

Além disso, fica assegurada a participação das instituições financeiras públicas autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e das cooperativas de crédito como operadoras do FDCO, sendo estas credenciadas pelo Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO). As decisões da SUDECO sobre as novas linhas de financiamento deverão ser submetidas ao ministro da Integração Nacional e ao Plano Nacional de Desenvolvimento Regional.

Perdendo a eficácia no dia 28 de fevereiro, a Medida Provisória 581/2012 ainda terá duas semanas após o recesso parlamentar para ser votada nos Plenários da Câmara e do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.