sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resultado da Agenda da Semana


Câmara dos Deputados
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4/12) a Medida Provisória (MPV) 575/2012, que desonera atividades rerentes às cooperativas, principalmente no que diz respeito ao aproveitamento de crédito presumido dos insumos de animais vivos para os setores de carnes de aves, suínos e bovinos.

Outras três proposições foram aprovadas em comissões e avançaram em sua tramitação: na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC), foi apreciado o Projeto de Lei (PL) 52/2011, que institui o Sistema Nacional de Certificação da Produção da Agricultura Familiar; na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS); o PL 1.908/2011, que dá adequado tratamento tributário às atividades industriais que resultem de produtos reciclados que contenham resíduos sólidos; e o PL 3.048/2011, que prevê medidas que estimulam a geração de energia de pequeno porte e de fontes alternativas. 

Também foram destaque as duas audiências públicas da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), que trataram sobre políticas agrícolas voltadas às produções de trigo e maçã. O Sistema OCB participou ativamente dos dois encontros, inclusive com a apresentação do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.

Senado Federal
No Senado Federal, o Sistema OCB teve como resultado positivo a votação de duas proposições referentes ao Ramo Agropecuário. Na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), foi apreciado o Projeto de Lei do Senado (PLS) 229/1995, que dispõe sobre a Política Nacional de Irrigação, com a incorporação dos pleitos do cooperativismo. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), foi aprovado o PLS 330/2011, que dispõe sobre a parceria de produção integrada entre produtores integrados e agroindústrias agregadoras.

Congresso Nacional
Em audiência pública realizada na quarta-feira (5/12) pela Comissão Mista que analisa a MPV 581/2012, foram discutidos os critérios de repasse e quais serão os agentes operadores do FDCO. Assim como deva acontecer com a MPV 579/2012, que desonera o setor elétrico brasileiro, é provável que o relatório da MPV 581/2012, seja apresentado na próxima semana na Comissão Mista que trata sobre o tema. 

Para acessar o Resultado da Agenda da Semana, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.