quinta-feira, 11 de julho de 2013

Senado aprova Medida que beneficia cooperativas de todos os ramos


 
O Senado Federal aprovou o PLV 17/2013 proveniente da Medida Provisória 610/2013. A matéria beneficia diretamente as cooperativas que atuam nas regiões atingidas pela seca na área da SUDENE para que possam usufruir dos benefícios concedidos como  operações de crédito rural, incluindo Prodecoop.

Em função das dificuldades enfrentadas na região em questão, principalmente devido ao considerado pior período de seca dos últimos 50 anos em regiões do semiárido, tais medidas são consideradas oportunas e necessárias.

O texto aprovado também altera o Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR) restabelecendo a possibilidade de o contribuinte excluir da área tributável aquelas identificadas, na forma da lei ambiental, como de preservação permanente e de reserva legal. Essa medida sanará qualquer problema que possa ter ocorrido no período e futuramente.

Além disso, o relator da matéria, senador Eunício Oliveira (CE), acatou os pleitos solicitados pelo Sistema OCB que ajustam as medidas de desoneração da folha de pagamentos às especificidades do cooperativismo. A conquista foi resultado direto do empenho do setor, com colaboração do senador Waldemir Moka (MS), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e da senadora Ana Amélia (RS), representante do Ramo Educacional da Frencoop.

O Sistema OCB vem trabalhando desde o início de 2012 para que as cooperativas de serviços, que em geral possuem poucos empregados, fossem excluídas da mudança da base de cálculo da folha de pagamentos. Já as cooperativas agroindustriais foram mantidas na desoneração, visto que se equiparam às demais empresas quanto aos elevados custos da folha de pagamentos.  

A matéria ainda permite que os herdeiros de taxistas falecidos possam continuar com a autorização para exploração do serviço sem anuência prévia do Poder Público, desde que atendam aos requisitos exigidos pela outorga.

O projeto segue à sanção presidencial.
 
Para acessar a redação final aprovada, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.