sexta-feira, 4 de março de 2011

Câmara dos Deputados elege presidentes de Comissões Permanentes



A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (02/03) 18 presidentes e vice-presidentes de suas comissões permanentes, que terão mandato de 1 ano. A indicação dos nomes que concorreram aos cargos foi feita pelos líderes partidários, após a distribuição das comissões por partido – que respeita o critério da proporcionalidade.

As comissões, órgãos técnicos especializados, possuem papel de grande relevância para o desenvolvimento dos trabalhos legislativos. Além de dar parecer aos projetos que serão deliberados no plenário, as comissões podem analisam proposições de modo conclusivo, garantindo maior agilidade e qualidade no processo decisório.

O presidente da comissão é a figura-chave do órgão, já que é ele que convoca todas as reuniões da comissão, designa relatores para os projetos, concede a palavra, convoca votações e representa a comissão em reuniões do Colégio de Líderes.

Dentre os deputados eleitos como presidente de comissão, 7 são integrantes da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop): Gladson Cameli (PP-AC), Júlio César (DEM-PI), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Giovani Cherini (PDT-RS), Luiz Fernando Faria (PP-MG), Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Mendonça Prado (DEM-SE), conforme tabela abaixo.


Além destes nomes, a Frencoop conta com 5 integrantes no Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados: Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB;  Nelson Meurer (PR), líder do PP; Giovanni Queiroz (PA), líder do PDT; Fábio Faria (RN), líder do PMN, Paulo Abi-Ackel (SP), líder da Minoria.

Saudações Cooperativistas,
Assessoria Parlamentar da OCB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.