quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Senado debate o PLS 330/2011 - Parceria de produção integrada

Em debate que ocorrido na manhã desta quinta-feira (10) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), representantes de grandes, médios e pequenos produtores rurais sugeriram que o novo Código Florestal, ou outro mecanismo legal, crie um vínculo de solidariedade entre a agricultura e a indústria no que se refere aos cuidados com o meio ambiente. Essa corresponsabilidade deveria ficar clara, por exemplo, nas chamadas cadeias de integração entre agricultura e indústria.

Nas cadeias de produção integrada, como a de aves, de frutas cítricas, de leite e de fumo, a indústria contrata com o agricultor ou pecuarista a compra futura de uma determinada quantidade de produtos in natura ou beneficiados. A garantia da comercialização do produto agropecuário oferece em muitos casos um atrativo para os fazendeiros por causa da expectativa de renda futura livre das oscilações do mercado.

O debate na Comissão de Agricultura foi realizado para discutir o Projeto de Lei do Senado 330/2011, de autoria da senadora Ana Amélia (RS), que dispõe sobre a parceria de produção integrada agropecuária, e estabelece condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras, e contou com a presença do Assessor Jurídico da OCB, Adriano Campos Alves, e com demais representantes dos setores interessados: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Confederação Nacional da Indústria (CNI), União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES)

A audiência pública na CRA contou com a presença de Ana Amélia e foi coordenada pelo senador Acir Gurgacz, presidente da Comissão, e que também é o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Com informações da Agência Senado

2 comentários:

  1. Somente isso??? Não houve andamento deste projeto??? Os Produtores continuam desamparados em detrimento dos poderosos da agroindustria???

    ResponderExcluir
  2. Parou tudo...tem projetos de lei de PL 4378 de 1998, PL 8023/2010 e agora de PLS 330/2011.

    Alguém não quer ... o sistema apresenta uma espoliação terminal aos agricultores familiares onde ao passar dos anos olham seu capital de giro sumindo em prol das exigências das integradoras...

    Simples assim...mais um modelo de atravessadores do século 21...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.