quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aposentadoria para garimpeiros é aprovada em comissão especial

A Comissão Especial sobre a Aposentadoria para Garimpeiro, aprovou nesta terça-feira (12/6) o parecer do deputado Marçal Filho (MS) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 405/2009, que inclui garimpeiros e pequenos mineradores no Regime Geral da Previdência Social (RGPS), ao lado de agricultores familiares, parceiros, meeiros e pescadores artesanais. O autor da proposta é o deputado licenciado Cléber Verde (MA).

Para Marçal Filho, a aprovação faz justiça com a categoria, “que tem sofrido por muito tempo, pois direitos comuns a qualquer trabalhador não estão acessíveis aos garimpeiros”. O deputado disse que tentará juntar forças com os demais parlamentares da comissão para que a PEC seja votada em Plenário até 21 de julho, Dia do Garimpeiro. A matéria precisa ser votada em dois turnos na Câmara, antes de seguir para o Senado.

O Sistema OCB acompanha as atividaes da Comissão e apoia a iniciativa da PEC 405/09, que beneficiará os quase 60 mil cooperados que exercem a atividade mineral em cooperativas.

Para acessar o parecer aprovado, clique aqui.

Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.