quinta-feira, 14 de junho de 2012

Senado debate taxa de juros para o setor agropecuário

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal discutiu nesta quinta-feira (14/6), durante audiência pública, as taxas de juros oferecidas ao setor agropecuário. Foram convidados para debater o assunto representantes do Governo e do setor produtivo.

Representando o Sistema OCB durante a reunião, o Analista de Ramos e Mercados, Paulo César Dias, defendeu que existe forte espaço para redução das taxas de juros, reforçando a necessidade de maiores estímulos para o crescimento da produção no campo. Dias considerou que a agropecuária é um setor altamente estratégico para o País e por isso deveria ser tratada em condições especiais. Reiterou ainda a importância  do desempenho superavitário da balança comercial, fruto da alta performance do agronegócio brasileiro. 

Com isso, a CRA enviará ao Governo Federal proposta para que o Plano Agrícola e Pecuário para 2012/2013 preveja crédito para custeio da safra com juros máximos de 4,5% para a agricultura empresarial e 3% para o médio produtor rural. Atualmente, os grandes produtores pagam juros de até 6,75% e os médios de até 6,25%.

A proposta foi anunciada pelo presidente da Comissão, senador Acir Gurgacz (RO), integrante da Frencoop, durante a audiência, quando foi discutido o novo Plano Safra, que deverá ser anunciado pelo governo ainda este mês.  Em apoio aos argumentos do senador, Paulo César Dias afirmou que a redução do custo do financiamento rural representaria grande estímulo ao produtor.
 
Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.