segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Henrique Eduardo Alves é o novo presidente da Câmara dos Deputados


O deputado Henrique Eduardo Alves (RN) é o novo presidente da Câmara dos Deputados, eleito por 271 votos. Chico Alencar (RJ), Júlio Delgado (MG) e Rose de Freitas (ES), tiveram, 11, 165 e 47 votos, respectivamente. Além disso, foram registrados 3 votos brancos, em um total de 497 presentes.
A eleição de Henrique Eduardo Alves sela o acordo feito no início de 2011 entre PT e PMDB, segundo o qual os dois partidos fariam um rodízio na Presidência da Câmara, cabendo ao PMDB o segundo biênio.

Além de ser responsável pelo comando da Câmara e pela articulação entre o Legislativo e os demais poderes, o presidente da Casa também pode ocupar a Presidência da República no afastamento do presidente e do vice.

Perfil
Henrique Eduardo Alves é o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos na Casa (11) e está a um mandato de atingir o recorde do ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas não consecutivas entre 1933 e 1982. Alves foi líder da bancada do PMDB desde 2007.


O novo presidente chegou à Câmara quando tinha 22 anos de idade. Foi lançado na política por seu pai, o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio Alves, falecido em 2006. Já foi presidente das comissões de Comunicação; de Constituição e Justiça e Cidadania; de Legislação Participativa; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Ao longo dos seus 11 mandatos, o deputado fez mais de mil intervenções em Plenário (discursos, apartes, apresentação de relatórios e de projetos, encaminhamentos de votações etc.) e apresentou 672 propostas, entre projetos de lei (PLs), propostas de emenda à Constituição (PECs), requerimentos, entre outros. 
Nos últimos dois anos, foi fundamental para garantir a aprovação do novo Código Florestal no plenário da Câmara dos Deputados (PL 1.876/1999), garantindo apoio da bancada do PMDB aos textos apresentado pelos relatores, deputados Aldo Rebelo (PE) e Paulo Piau (MG).

Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.