sexta-feira, 7 de junho de 2013

Senado debateu os minerais estratégicos para o país e a extração de terras raras



A Subcomissão Temporária do Marco Regulatório da Mineração e da Exploração de Terras Raras, vinculada a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, realizou no dia 06 de maio (5ª feira) audiência pública para debater os minerais estratégicos brasileiros.

O debate teve como foco a extração de terras raras e a importância de investimentos no setor de mineração. Segundo o representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico, Francisco Silveira, o país possui matéria prima para extração, porém, tem limitações nas áreas tecnológica e industrial.

A zona marítima brasileira também foi destaque durante o debate. Para o professor da UFRJ, José Oliveira, a chamada Amazônia Azul é uma grande fonte de terras raras.

Uma visão estratégica mineral foi apontada como principal ferramenta para o crescimento do setor. Para tanto, são necessários recursos. Segundo Paulo César Lima, consultor da Câmara dos Deputados, o Governo deveria cobrar uma participação especial das grandes jazidas, o recurso seria usado para alavancar o setor mineral brasileiro.

O Consultor Legislativo  Paulo César defende a cobrança de participação especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.