quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Publicação da OCB traz a visão dos parlamentares sobre o Cooperativismo

Objetivo do estudo é sofisticar as ações do Sistema OCB no Congresso Nacional
 
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou, nesta terça-feira (4/10), a publicação “A Visão do Legislativo sobre o Cooperativismo: Pesquisa de Opinião Parlamentar”, estudo que trouxe os principais resultados de consulta pública realizada junto a 80% dos deputados federais, entre fevereiro e maio de 2011, sobre o movimento cooperativista brasileiro.

A pesquisa se insere no contexto de início da 54ª Legislatura, com a renovação de 46,4% do quadro de parlamentares na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, a ideia foi realizar um prognóstico do cooperativismo a partir do marco inicial do mandato parlamentar, sendo possível uma comparação futura para mensurar, ao longo do tempo, a atuação do Sistema OCB e a atuação do setor no Congresso Nacional.

“Traçar estratégias no início da legislatura significa contar com um cenário vasto de possibilidades para articulação, como, por exemplo, o mapeamento dos interesses parlamentares nas comissões e no Plenário. Dessa maneira, esperamos que a pesquisa parlamentar nos traga maior direcionamento em ações voltadas ao acompanhamento de proposições legislativas.”, argumenta Freitas.

De acordo com o estudo, cerca de ¼ dos parlamentares são associados a cooperativas e, portanto, possuem identificação com o Sistema Cooperativista. Esta articulação tem início na base e reflete na visão positiva que os parlamentares trazem da prática cooperativista. A maior identidade se dá com os ramos agropecuário (42%), saúde (11%) e crédito (10,3%).

Quando avaliada a percepção dos parlamentares sobre a atuação da OCB, o levantamento comprovou que a instituição tem fortalecido sua visibilidade e influência no Congresso Nacional ao longo dos anos. Em todas as oportunidades, os integrantes da Frencoop, bem como os deputados mais antigos na Casa, possuem maior grau de conhecimento sobre o Sistema OCB.

Como demonstra a pesquisa, o cooperativismo possui um cenário positivo e favorável ao seu fortalecimento no Poder Legislativo, sendo mais do que necessário a ampliação do envolvimento do setor no sentido de garantir a definição de seus marcos regulatórios.

Para ter acesso à publicação, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.