terça-feira, 19 de março de 2013

Como os novos Ministros podem influenciar o marco regulatório do Sistema OCB


Presidenta Dilma Rousseff dá posse a três novos ministros
Em encontro realizado na manhã deste sábado (16/3), no Palácio do Planalto, o Sistema OCB acompanhou a posse dos novos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade (PMDB-MG); e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (PDT-SC). Além destas pastas, a presidente Dilma Rousseff anunciou a posse do ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco (PMDB-RJ), que foi remanejado para a Secretaria de Aviação Civil.
Segundo a Gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, para melhor entendimento sobre as tendências do cenário político nacional, é importante ressaltar as singularidades do presidencialismo brasileiro, que sugere a existência de um padrão de governança que depende da existência de coalizões partidárias, necessárias à formação de maiorias no Congresso Nacional e ao grau de governabilidade da presidente Dilma.
“As mudanças no Ministério da Agricultura (MAPA) e no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) são frutos de interesses político-partidários, tendo em vista, inclusive, as eleições de 2014. Esta renovação do cenário político tem um significado relevante ao Sistema OCB, dada a necessidade de se renovar o canal de comunicação com alguns dos atores-chaves do Poder Executivo”, destaca a gerente.

No momento, a Gerência de Relações Institucionais está tentando marcar visitas institucionais oas ministros, tendo em vista a apresentação da atuação do Sistema OCB como entidade de representação e as especificidades do cooperativismo, bem como sua importância econômica e social para o desenvolvimento do País. 

Perfil dos novos Ministros
Perspectiva de continuidade na parceria entre MAPA e Sistema OCB
 Antônio Andrade
O novo ministro do MAPA, Antônio Andrade é engenheiro civil, produtor rural ligado à pecuária leiteira e à cafeicultura e associado à Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (Coopatos) e ao Sicoob Credivass. Como deputado federal por dois mandatos consecutivos, foi integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite e vice-líder do PMDB na Câmara. Liderando a pasta, será fundamental para continuar o trabalho desenvolvido pelo ex-ministro Mendes Ribeiro, com parceria com o Sistema OCB na formulação de políticas públicas desenvolvidas para as cooperativas do Ramo Agropecuário. Com a posse, Silas Brasileiro, presidente de honra da Frencoop e presidente do Conselho Nacional do Café, assume o mandato de deputado federal na vaga do novo ministro


Peça-chave na regulamentação das cooperativas de trabalho
Manoel Dias
O novo ministro do MTE, Manoel Dias, é advogado e um dos principais líderes do PDT nacional atualmente, ocupando a Secretaria Geral do partido e também a presidência da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, de estudos políticos. Como ministro do MTE, deve ser peça-chave na regulamentação da Lei 12.690/2012, referente às cooperativas do Ramo Trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.