quinta-feira, 21 de março de 2013

Reinstalada Subcomissão do Leite na Câmara dos Deputados


 A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados reinstalou ontem (20/3) a Subcomissão permanente da Cadeia do Leite, que tem o objetivo de acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção láctea no mercado nacional. Foi eleito como presidente o deputado Alceu Moreira (RS), integrante da Diretoria da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Durante a reunião, Moreira ressaltou a importância da subcomissão para a defesa do setor, citando como exemplo o apoio às negociações que resultaram na prorrogação do acordo que limita as exportações de leite em pó da Argentina em 3,6 mil toneladas por mês. 

O ex-presidente do colegiado, deputado Domingos Sávio (MG), foi escolhido para relatar a matéria este ano. O parlamentar, que também integra a Frencoop, lembrou que “no Brasil, ainda existe carência no consumo de produtos lácteos e seus derivados, bem como faltam medidas de apoio aos produtores em geral”. Assim, para ele, iniciativas como a Conferência Nacional do Leite, realizada de 6 a 8 de novembro de 2012, são fundamentais para a construção de uma política nacional da produção leiteira.

O Sistema OCB tem acompanhado de perto todas as discussões da subcomissão, colocando as equipes técnicas da organização a disposição para contribuir com os trabalhos do colegiado. De acordo com o superintendente da instituição, Renato Nobile, temos uma Câmara Temática do Leite, na qual discutimos o cenário do setor e estratégias que possam alavancar a sua atuação. Nesse contexto, reconhecemos a importância e a responsabilidade com as quais os parlamentares estão tratando o tema no Legislativo, em uma posição extremamente convergente com a nossa enquanto sistema de representação das cooperativas brasileiras”. 

A subcomissão poderá votar ainda este ano o relatório apresentado no fim de 2012, que aborda todos os segmentos da cadeia do leite e poderá orientar ações do governo ou do Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.