quinta-feira, 21 de março de 2013

Lei dos Caminhoneiros será debatida por Comissão Especial


Foi realizada esta semana reunião da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que debaterá modificações à Lei dos Caminhoneiros (Lei 12.619/12). Durante a reunião, o presidente do colegiado, deputado Nelson Marquezelli (SP), integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), apresentou o plano de trabalho ressaltando a necessidade de celeridade nos debates para que as modificações à lei sejam aprovadas ainda este semestre. 

Eleito para ser o relator da comissão, o deputado Valdir Colatto (SC), representante do Ramo Agropecuário da Frencoop, afirmou que a Lei dos Caminhoneiros não foi discutida com os profissionais do setor antes da aprovação. "Faltou ouvir os atores do processo, que são os caminhoneiros, as empresas de transporte rodoviário e também os autônomos". 

Para o Sistema Cooperativista, esta nova legislação representa um importante avanço na regulamentação do setor. No entanto, são necessários mecanismos para garantir a sua aplicabilidade, tais como a definição de responsabilidade de concessionárias/governo na criação de pontos de parada e a redução do período de descanso intrajornadas. 

Na próxima semana serão realizadas diversas audiências públicas para que sejam ouvidos todos os setores impactados pela referida Lei. Em seguida, será apresentado e deliberado o parecer do relator, deputado Valdir Colatto. O colegiado, formado por 27 titulares e 27 suplentes, solicitou cautela na análise da matéria, considerada por todos muito complexa, para evitar a aprovação de novas matérias prejudiciais ao setor.  

Para acessar a composição da Comissão Especial, clique aqui. 

Com informações da Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.