quarta-feira, 20 de março de 2013

Integrantes da Frencoop são eleitos presidentes das comissões permanentes


No início deste ano, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal elegeram os presidentes e vice-presidentes das suas comissões permanentes – órgãos técnicos onde são examinadas as proposições em tramitação. A Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que atua em prol do setor no Congresso Nacional, teve diversos de seus membros eleitos nas comissões das duas Casas Legislativas.

Dos 21 presidentes eleitos na Câmara dos Deputados, sete são membros da Frencoop (33%). Já no Senado Federal, dos 11 presidentes eleitos quatro fazem parte da Frente (36%), com destaque para o atual presidente da Frencoop, senador Waldemir Moka (MS), que foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).  Além disso, integrantes da Frencoop também foram eleitos para outros cargos nos colegiados, como 1º, 2º e 3º vice-presidentes. 

O presidente da comissão é a figura-chave da mesma, visto que, entre outras competências, convoca todas as reuniões da comissão, designa relatores, concede a palavra, convoca votações e representa a comissão em reuniões do Colégio de Líderes, além de ter o poder de avocar a relatoria de projetos de seu interesse.

Já foram definidos também os novos líderes partidários e dos blocos parlamentares das duas Casas Legislativas. A Frencoop, novamente, teve grande representatividade dentre os escolhidos, sendo integrantes da Frencoop 33% no Senado e 29% na Câmara dos Deputados.

O líder tem como prerrogativas, entre outras: mais tempo para uso da palavra nas sessões; participação dos trabalhos de qualquer comissão, com uso da palavra e sem direito a voto; e indicação de integrantes para comissões e vice-líderes. Também fazem parte do Colégio de Líderes, instância consultiva que define a pauta do plenário juntamente com os presidentes de cada Casa.

Para visualizar a composição das diretorias das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, clique aqui.

Para visualizar a composição das diretorias das comissões permanentes do Senado Federal, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita! Aguardamos seu comentário.